Nova virose que causa vômito e diarreia deixa população de Salvador em alerta; saiba detalhes

0
5

A capital baiana vive um surto de dengue e gripe, inclusive com a intensificação da vacinação, agora precisa se preocupar com uma virose que já atinge uma parcela considerável da população.

Há relatos de pessoas com diarreia, vômito e febre. Esses são os sintomas do norovírus, que tem alta taxa de contágio. O vírus resiste por um tempo maior fora do corpo humano do que outros microrganismos, o que explica o grande número de episódios em um tempo curto. A transmissão acontece através do contato com pessoas doentes. As 

“O norovírus causa diarreia, vômito, dores fortes no estômago e febre. Ele é altamente contagioso, passando de pessoa para pessoa. Quem está com os sintomas deve usar máscara e evitar contato. Além disso, é recomendado lavar as mãos e higienizar bem os utensílios utilizados por quem está doente”, disse o virologista Gúbio Soares ao jornal Correio. 


No laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que Soares faz a coordenação, todas as 15 amostras testadas nos últimos dez dias deram positivos para o norovírus. “Por hora, ainda são poucas amostras, mas podemos dizer que há um novo surto”, acrescentou o virologista.


A infectologista Clarissa Cerqueira também percebeu o crescimento de pacientes com sintomas similares ao da infecção pelo vírus. “Tenho percebido o aumento de casos de viroses intestinais. Identificamos casos de norovírus e rotavírus também”, disse. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here