Confira 7 museus em Feira de Santana para visitar

0
8

Museu do Comércio | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Feira de Santana possui uma variedade de museus que oferecem experiências enriquecedoras nas áreas de ciência, astronomia, arte contemporânea, cultura regional dentre outras.

E pensando no Dia Internacional dos Museus celebrado neste domingo, 18 de maio, neste conteúdo você confere os principais museus da cidade, suas histórias, temas abordados e horários de funcionamento.

1. Museu Antares de Ciência e Tecnologia

Observatório Astronômico Antares
Foto divulgação/OAA

O Museu Antares de Ciência e Tecnologia é um setor do Observatório Astronômico Antares, localizado na Rua da Barra, nº 925, no bairro Jardim Cruzeiro. O Observatório pertence à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e foi criado em 1971. Já o museu foi inaugurado em 2009 com o objetivo de popularizar o conhecimento científico.

Foto: Divulgação/ Uefs

A museóloga Lise Marcelino explicou ao Acorda Cidade que o museu tem um caráter interdisciplinar.

Lise Marcelino Souza
Foto: Arquivo pessoal

“O museu foi criado com a perspectiva de popularizar o conhecimento científico. Surgiu o projeto Planeta Terra, Eras e Épocas, com várias exposições permanentes que falam desde a origem do universo até os dias atuais. Temos conhecimentos da biologia, arqueologia, paleontologia, astronomia, como a teoria do Big Bang, e também o Espaço Natureza, que trata dos biomas da Bahia e como a fauna e a flora vêm sendo prejudicadas pela ação humana.”

Observatório antares ver o eclipse solar ft Andrea Trindade acorda cidade8
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

O público principal são escolas, tanto de Feira de Santana quanto de cidades vizinhas.

Horário de funcionamento:

  • Segunda a sexta-feira: das 9h às 11h e das 14h às 16h.
  • Aos sábados, o museu abre esporadicamente para eventos especiais, como o “Sábado no Museu”, que ocorre uma vez por mês.

Contato e agendamento:
Instagram:
 @observatorioantares
WhatsApp: (75) 98106-6666

2. Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo

exposição semana da água embasa parque do saber
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Inaugurado em 15 de dezembro de 2008, o Museu Parque do Saber é um museu de ciência e planetário, com foco na astronomia e sua relação com a tecnologia e as humanidades. Localizado na rua Tupinambás, 275, no bairro São João. 

O diretor de difusão científica Basílio Fernandez Fernandez destacou a importância do espaço.

exposição semana da água embasa parque do saber
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Temos como temática principal a astronomia relacionada com as ciências, humanidades e a tecnologia. A maior parte do público visitante são grupos escolares, previamente agendados, de Feira de Santana e outros municípios.”

parque do saber ft divulgação4
Foto: Divulgação

Horário de funcionamento:

  • Sessões do planetário de segunda a sexta-feira (com agendamento)
  • Sábado às 15h (sem necessidade de agendamento)
  • Fechado aos domingos.

O museu é mantido pela FUNTITEC, fundação vinculada à Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Contato e agendamento:
Instagram:
 @museuparquedosaber
Telefone: (75) 3617-1902 / 3617-1903 | E-mail: mpsagenda@pmfs.ba.gov.br

3. Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC)

Foto: Divulgação

Inaugurado oficialmente em 1996, o MAC surgiu da preservação do antigo Museu Regional, fundado em 1967. O espaço, localizado na rua Professor Germiniano Costa, 255, no Centro, é voltado à arte contemporânea, com exposições permanentes e temporárias. Este ano o MAC completará 29 anos de existência como Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.

A diretora de atividades culturais e gestora do MAC Georgia Pitombo Vieira, relatou que o MAC foi dirigido inicialmente pelo professor Dival Pitombo e criado por uma iniciativa do jornalista e empresário Assis Chateaubriand, o qual desempenhou papéis de grande influência para a cultura, a arte e o social no contexto feirense.

Foto: Arquivo Pessoal

“O MAC conta com um acervo de mais de 80 obras de diversos artistas contemporâneos, a exemplo de: Calasans Neto, César Romero, Ruben Valentim, Juraci Dórea, Juarez Paraiso, Chico Liberato, Herivelton Figueredo, Gil Mário e Maristela Ribeiro entre outros nomes. Também realizamos exposições temáticas, como a atual ‘Colo de Mãe’, dedicada ao mês das mães, além de oficinas, lançamentos de livros e outros eventos culturais.”

Exposição Colo de Mãe | Foto: Arquivo Pessoal

A criação do museu teve como parte do projeto a Campanha Nacional dos Museus Regionais, sendo então, Feira de Santana um dos locais prestigiados para tal execução.

MAC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“No período, o acervo era diverso, possuía obras das vanguardas artísticas, no Brasil e no exterior, e outras voltadas sobretudo para a cultura regional. Como por exemplo artefatos de couro que faziam e fazem parte do cotidiano da região.

O Departamento de Cultura do Município dirigido na época por Juraci Dórea Falcão, na gestão do então prefeito José Raimundo Pereira de Azevedo, desenvolveu um projeto visando a preservação do citado espaço para a área cultural, criando o Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana – Decreto 5.958, de 25 julho de 1996 – que através do Projeto de Lei 147/97, passou a denominar-se Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.

Projeto Fala Fêra
Foto: Reprodução/Instagram

“Em 2023 tivemos 7.106 visitantes e 98 atividades culturais. Já em 2024, foram 108 atividades e 7.657 visitantes. As pessoas estão cada vez mais conscientes de que Feira tem museus incríveis e artistas talentosíssimos.”

Horário de funcionamento:

  • Terça a sexta-feira: das 8h às 17h (sem intervalo para almoço)
  • Sábado: das 13h às 17h

O MAC é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Contato e agendamento:
Não é necessário para visitas individuais. Para grupos, o agendamento é feito pelo Instagram @macfeira
Telefone: 75 3617-1911 | E-mail: mac.secel@pmfs.ba.gov.br

4. Museu Regional de Arte (CUCA)

Museu Cuca
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade


Pertencente ao Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UEFS, o Museu Regional de Arte foi fundado em 1967 e passou para a gestão da universidade em 1985. Seu acervo é vasto e reúne obras de artistas locais, nacionais e internacionais. O museu fica localizado na Conselheiro Franco, 66, no Centro.

A diretora do museu, Gislane Calumbi destacou que o museu trabalha com artes visuais.

Museu-Cuca-Foto-Ney-Silva-Acorda-Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Temos obras de artistas feirenses, baianos, nacionais — como Vicente Rego Monteiro e Di Cavalcanti — e até internacionais, como peças de artistas ingleses. A maioria das exposições temporárias fica em cartaz por cerca de dois meses.”

Além das exposições, o museu recebe obras de outros acervos e promove mostras coletivas e individuais.

Horário de funcionamento:

  • Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 14h às 17h30
  • Uma vez por mês: “Domingo tem Museu”, com programação especial.

Contato e agendamento:
O agendamento é necessário apenas para grupos ou escolas.

Instagram: @mra_cuca

Telefonte:  36230933 | E-mail: mra.cuca@uefs.br

Fonte: Acorda Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here