A abertura acontece na quinta-feira (8) com o encontro dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê
É com o tema “Salvador Capital Afro” – em homenagem a cultura afro-brasileira presente na capital baiana – que Salvador promete muito agito aos foliões durante o Carnaval 2024.
Por lá, a abertura histórica e oficial da folia acontece na quinta-feira (8), na Praça Castro Alves, com o encontro dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê. O término acontece na quarta-feira (14), quando os cortejos são encerrados com o tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas.
Logo nos primeiros dias do mês de fevereiro, a celebração terá início com as tradicionais festas religiosas, como a Lavagem de Itapuã, na quinta-feira (1) e Iemanjá, na sexta-feira (2).
No sábado (3), o pré-Carnaval abre espaço para o Fuzuê, às 14h – que traz mais de 40 atrações para o circuito Orlando Tapajós. Um dia depois, no domingo (4), o Furdunço, no mesmo horário, contempla mais 52 outras atrações no mesmo circuito.
Já na segunda-feira (5), a novidade da temporada está por conta da “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”. O evento, gratuito, terá Xanddy Harmonia, de Ondina até o Farol da Barra, com concentração às 17h. No dia seguinte, é a vez de Léo Santana realizar o “Pipoco” no mesmo percurso.
Confira o calendário:
- 03/02 – Fuzuê
- 04/02 – Furdunço
- 05/02 – Edição especial e gratuita da “Melhor Segunda-Feira” com Xanddy Harmonia
- 06/02 – Pipoco
- 07/02 – Desfile das tradicionais bandinhas no circuito Sérgio Bezerra (Farol-Morro do Cristo)
- 08/02 – Abertura oficial e histórica com o encontro dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê
https://www.instagram.com/p/C2dF60zv2VS/?utm_source=ig_web_copy_link
Cole no Centro
Repetindo o feito de 2023, a Prefeitura de Salvador vai diversificar as atrações no centro da cidade. A região vai receber cinco eventos.
São eles o Furdunço do Centro, no dia 9, com 18 atrações em torno do Campo Grande; o Pôr do Sol na praça Castro Alves, com Pitty, Davi Moraes e Pepeu Gomes; o Desfile de Fantasias de Luxo LGBTQIAPN+, no dia 12, na praça Municipal, e o After Batekoo, esticando os dias de festa na praça Castro Alves.
Além disso, o Cole no Centro terá oito palcos temáticos. As novidades ficam por conta do Palco Salvador Capital Afro, só com artistas da música negra, e o Coreto Colorindo Salvador, com músicos e performistas da comunidade LGBTQIAPN+.
Seguem na programação os palcos Donas do Som, só com mulheres; o Axé Pelô, voltado para a tradicional Axé Music; o Varanda da Folia, que tocará entre os intervalos dos trios do Campo Grande; o Palco Multicultural, com diferentes estilos musicais; a Arena do Samba, para o ritmo baiano, e o Coreto das Orquestras.
O Circuito Osmar também estará repleto de blocos pipoca. Além da tradicional Pipoca das Cores de Saulo, Ivete Sangalo vai se apresentar de graça na Super Terça, fechando o Carnaval. Também saem em trios sem corda Psirico, Xanddy Harmonia, Léo Santana, Parangolé, Oh Polêmico, La Furia, O Poeta, Thiago Aquino, O Kannalha, Timbalada, entre outros.
Carnaval nos bairros
Mais uma vez, o Carnaval também estará nos bairros de Salvador, com palcos montados em Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Periperi, Liberdade e nas três ilhas. Além disso, o Espaço Mix, com atrações de diferentes estilos musicais, será a atração do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.
Como novidade, o Parque da Cidade, no Itaigara, vai receber o palco Bailinho da Cidade, com atrações voltadas especialmente para as crianças, entre os dias 10 e 11. Também como parte da programação, o tradicional Palco do Rock reunirá diferentes tribos no bairro de Piatã.