Um dos suspeitos de participar da tentativa de assalto, na Rua Juarez Távora, no bairro São João, contra o tenente Fábio Emanuel Santos, lotado na 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e sua esposa Ana Carla dos Santos Leite, de 28 anos, morreu durante um confronto com policiais da Rondesp Leste, em uma operação para prendê-lo, na zona rural da cidade de Tanquinho.
Em entrevista ao Acorda Cidade, um dos tenentes que participou da operação, informou que a polícia chegou até Elton Messias da Cruz após abordar um veículo S10 na BR-116 Norte, nas proximidades do posto Trevo. No carro estavam o condutor, cujo nome não foi divulgado, e uma mulher, Josenalva Silva Mota, que aparentava estar muito nervosa. Durante a averiguação ao veículo, foi encontrado um revólver calibre 38, que o condutor apontou ser de Josenalva.
Aos policiais, ela confessou que estaria levando a arma para o marido, na zona rural de Tanquinho, pois ele tinha cometido um assalto, nas proximidades do shopping Boulevard, e que terminou com o tenente ferido e a esposa morta. Josenalva contou ainda que estava sendo coagida pelo companheiro e que ele a ameaçou de morte.
Ao chegar no local indicado pela mulher, os policiais foram recebidos a tiros por Elton. “O marido estava coagindo essa senhora para levar a arma para a zona rural de Tanquinho, onde ele se encontrava. Após o assalto, ele se deslocou para o município de Tanquinho e deixou a arma em Feira de Santana. Com ele, a polícia apreendeu uma pistola, usada no confronto com os policiais da Rondesp. Ao perceber a aproximação dos policiais, ele abriu fogo contra a guarnição, que revidou, e ele veio a óbito”, informou o tenente.
O suspeito, segundo ele, ainda foi socorrido pela guarnição para o Hospital Municipal de Tanquinho, porém não resistiu. Josenalva foi trazida pelos policiais para a Central de Flagrantes do bairro Sobradinho, em Feira de Santana, onde foi enquadrada pelo porte ilegal de arma.
(Foto: Arquivo Pessoal/ Suspeito Elton Messias e a esposa Josenalva Silva)
Além do revólver usado no assalto contra o tenente e a esposa e que estava em poder de Josenalva, a polícia apreendeu também, com Elton Messias, a pistola Glock 9mm, com três cartuchos, utilizada na troca de tiros.
Na última sexta-feira (3), a polícia já havia apreendido um adolescente de 17 anos, que também teria participado do crime. O suspeito foi apresentado na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). Com ele os policiais apreenderam armas e drogas. A apreensão ocorreu no bairro São João, onde ele mora e costuma praticar assaltos.
Com informações e fotos do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.