– Foto: Pablo Le Roy/MCom
Aproximadamente 73,5 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) em 20 municípios da Bahia podem ser contempladas com kits gratuitos da nova antena parabólica digital na Fase C do programa Brasil Antenado, que começou no dia 12 de janeiro e vai até 13 de junho.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) com o objetivo de reduzir a desigualdade de acesso à informação no Brasil.
Em entrevista ao Portal A Tarde, o diretor de comunicação da EAF, Leonardo Liébana, explicou que o programa foi dividido em três fases e prevê a distribuição gratuita dos kits em cidades com sinal inexistente ou precário de TV aberta.
Ao todo, segundo ele, famílias de 323 cidades em 16 estados serão beneficiadas pelo programa.
O Brasil Antenado garante acesso totalmente gratuito à TV aberta em regiões com baixa ou nenhuma cobertura. O programa chega ao que chamamos de Brasil profundo, cidades muito pequenas, afirmouLeonardo Liébana – Diretor de comunicação da EAF
Leonardo disse ainda que um dos principais desafios é fazer com que a informação dessa política pública nacional chegue às famílias aptas a participar. Por isso, o programa conta com o apoio de veículos de comunicação, especialmente rádios comunitárias.
“O trabalho das rádios comunitárias é fundamental na divulgação desta iniciativa porque elas estão próximas ao público que precisamos atingir. Essas emissoras também têm a credibilidade necessária para combater eventuais desinformações e engajar as famílias inscritas no CadÚnico que podem agendar gratuitamente a instalação do kit”, explicou.

Leonardo Liébana | Foto: Divulgação/EAF
Caravana e cinema a céu aberto
Além das rádios comunitárias, o programa também utiliza a Caravana Brasil Antenado, com veículos customizados que permanecem um dia em cada município, e promove sessões de cinema a céu aberto como estratégia de mobilização e conscientização do direito à comunicação.
“A caravana oferece demonstrações práticas do uso da parabólica digital e orientações para o agendamento. Criamos também o cinema itinerante, que leva informação e diversão às famílias, além de divulgar o direito ao equipamento”, afirmou Leonardo Liébana.
Como agendar a instalação da antena?
As famílias baianas inscritas no CadÚnico podem agendar gratuitamente a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também recebe mensagens via WhatsApp. Todo o processo, incluindo fornecimento e instalação do equipamento, é gratuito.
As cidades baianas que fazem parte da iniciativa são:
- Abaíra
- Baianópolis
- Brejolândia
- Caatiba
- Campo Alegre de Lourdes
- Carinhanha
- Ibicoara
- Ibitiara
- Igaporã
- Iraquara
- Itiruçu
- Jaborandi
- Juazeiro
- Lajedinho
- Licínio de Almeida
- Major Isidoro
- Mirangaba
- Muquém de São Francisco
- Nova Canaã
- Novo Horizonte
Fonte: A Tarde









