A forma como consumimos os alimentos pode ser tão importante quanto o que comemos, segundo a bioquímica Jessi Inchauspé, autora do livro A Revolução da Glicose. Ela explica que a ordem em que ingerimos os alimentos tem impacto direto nos níveis de açúcar no sangue, podendo prevenir doenças como diabetes, problemas cardiovasculares, renais e até distúrbios de visão.
Inchauspé destaca que a maioria das pessoas experimenta picos de glicose ao longo do dia devido ao consumo excessivo de açúcares e carboidratos refinados. Esses picos podem levar a sintomas como fadiga, desejos frequentes por comida, distúrbios do sono e, a longo prazo, aumentar o risco de obesidade e diabetes.
Para combater isso, a especialista desenvolveu um método baseado em quatro pilares, introduzidos gradualmente. Um dos principais pontos é a ordem de consumo dos alimentos, que pode reduzir os picos de glicose em até 75%, segundo estudos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
A ordem ideal para prevenir doenças
A bioquímica recomenda começar as refeições com vegetais, seguidos por proteínas e gorduras, e deixar carboidratos e açúcares por último. “Se você comer os ingredientes da refeição em uma ordem específica, pode reduzir o pico de glicose sem mudar a quantidade ou o tipo de alimento”, explica, em entrevista ao jornal El Tiempo.
Ela ressalta que os vegetais criam uma barreira protetora no intestino, ajudando a controlar a absorção de glicose. “É importante que, antes do almoço ou do jantar, você coma um prato de vegetais”, afirma.
Inchauspé acredita que pequenas mudanças na forma de se alimentar podem trazer grandes benefícios à saúde. “Muitas pessoas estão nessa montanha-russa da glicose, com vontades constantes e cansaço, mas a chave é se libertar disso, e isso pode ser atingido em questão de dias”, conclui.
Fonte: Correio24horas