Cientistas estudam se Ozempic está associado a pensamentos suicidas; entenda

0
135

Estudo avalia recorrência de pensamentos suicidas entre pessoas tratadas com medicamentos como Ozempic 

Um recente estudo produzido por pesquisadores da Case Western Reserve School of Medicine, nos Estados Unidos, concluiu que a semaglutida, o princípio ativo de medicamentros para diabetes tipo 2 e perda de peso, como Ozempic e Wegovy, não está associada ao aumento de pensamentos suicidas.

Durante a pesquisa eles analisaram os registros de saúde de aproximadamente 101 milhões de pacientes com diabetes ou obesidade cadastrados nos EUA e selecionaram 2 milhões a partir de critérios de inclusão específicos.

Conforme artigo que teria sido enviado à revista Nature Medicine para a revisão de pares e eventual publicação, eles dizem não ter encontrado provas que apoiam a suspeita.

Polêmica 

A semaglutida é um agonista de GLP-1, o hormônio que promove a sensação de saciedade e otimiza a produção de insulina no sangue.

A suspeita que a substância poderia estar relacionada ao aumento de pensamentos suicidas entre os usuários  fez com que órgãos internacionais, como a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Food and Drugs Administration (FDA), dos Estados Unidos, começassem a investigar os perigos do medicamento.

A agência ainda investiga a possível relação do uso dos medicamentos que têm como base da semaglutida com a alopecia, a queda de cabelo.

Fonte: bnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here