A Câmara Municipal de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, aprovou nesta quarta-feira (8), a realocação de R$ 1,1 milhão da Secretaria de Prevenção à Violência para a realização de festas juninas no município.
A suplementação da verba começou a ser votada na terça-feira (7). A realocação foi um pedido feito pela prefeitura há duas semanas. Foram 19 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção.
O secretario de Cultura de Feira de Santana, Jairo Carneiro Filho, disse que acredita que o Município consiga fazer a festa de São João, mas que ainda será preciso analisar qual será a formatação do evento.
Ainda segundo o secretário, ele vai conversar com o prefeito Colbert Martins, para confirmar a realização da festa.
Nesta semana, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) anunciou que tem acompanhado os gastos dos municípios baianos com as festas juninas.
“A gente faz até um apelo para que os gestores possam reunir suas equipes técnicas, reavaliarem a situação dos seus municípios, verificarem se as suas atuações em relação aos festejos juninos estão adequadas à saúde financeira dos seus respectivos municípios, e assim possamos ter um São João de alegria, mas também de responsabilidade com a gestão do dinheiro público”, disse o promotor de Justiça, Frank Ferrari.
Nesta quarta, o órgão instaurou um procedimento administrativo de acompanhamento da execução dos contratos para realização dos festejos juninos na cidade Jequié, no sudoeste do estado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/F/D/om2Dd0T9i3vC2OAnKGCw/231568-3.jpg)
Vereadores de Feira de Santana aprovam realocação de R$ 1,1 milhão de secretaria para a realização de festas juninas — Foto: Cau Preto/Secom
Recondução do procurador
Também foi votado nesta quarta-feira, a recondução do procurador Carlos Alberto Moura Pinho. A manutenção no cargo não foi aprovada pelos vereadores.
O nome do procurador foi indicado pelo prefeito Colbert Martins, mas os vereadores reprovaram o nome de Moura Pinho por 11 votos a 9.
Também foi antecipada a eleição da mesa diretiva, prevista para setembro, e que agora vai acontecer na próxima quarta-feira (15).
O projeto de resolução que altera o regimento interno da Câmara Municipal para antecipar a eleição foi aprovado por 13 votos a 7.
Fonte: G1 Bahia