A mão de um passageiro segura um passaporte canadense enquanto viaja de carro em direção à fronteira entre Canadá e EUA. • Stacey Newman/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
O Canadá atualizou nesta semana seu alerta de viagem para os Estados Unidos, alertando viajantes com um marcador de gênero “X” em seus passaportes que eles podem não ter permissão para entrar no país.
“Embora o Governo do Canadá emita passaportes com um identificador de gênero ‘X’, ele não pode garantir sua entrada ou trânsito por outros países”, diz o novo aviso.
O aviso diz que os viajantes ainda podem ser solicitados a fornecer informações sobre sexo ou gênero, seja masculino ou feminino.
O Canadá é um dos vários países que permite que cidadãos que não se identificam como mulheres ou homens listem seu gênero com um “X” nos passaportes, em vez de um “F” ou “M”.
A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA disse em uma declaração por e-mail que o gênero dos viajantes estrangeiros, conforme indicado em seu passaporte, e suas crenças pessoais sobre sexualidade não os tornam inadmissíveis nos Estados Unidos.
Os próprios Estados Unidos também emitiram passaportes com um “X”, seguindo uma política iniciada durante o governo do presidente Joe Biden. O presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva em janeiro reconhecendo apenas dois sexos biológicos, inclusive em documentos de identificação emitidos pelo governo.
Uma ordem de um juiz federal impediu o Departamento de Estado dos EUA de aplicar a proibição de Trump à emissão de passaportes que reflitam as identidades de gênero de americanos transgêneros e não binários. O governo Trump recorreu à Suprema Corte.
A Reuters noticiou em julho que o Canadá havia elaborado um alerta semelhante, mas não o havia publicado na época. A Agência de Assuntos Globais do Canadá não respondeu imediatamente às perguntas sobre o motivo da emissão do alerta agora.
Até julho, o Ministério das Relações Exteriores do Canadá não tinha conhecimento de nenhum canadense cuja entrada nos EUA foi negada por causa do identificador de gênero “X” em seu passaporte, disse um porta-voz.
Fonte: CNN Brasil









