Zelensky pede fim da guerra, mas rejeita ceder territórios à Rússia: ‘Sem recompensas para Putin’

0
10

Volodymyr Zelensky em discurso por videoconferência — Foto: UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE

O presidente da UcrâniaVolodymyr Zelensky, voltou a afirmar que deseja o fim da guerra, mas que não irá ceder territórios para a Rússia em um discurso por videoconferência em uma cúpula na Polônia, nesta terça-feira (29).

“Todos queremos que essa guerra termine de maneira justa, sem recompensas para Putin, em especial sem territórios”, afirmou.

Sem apresentar evidências ou dar detalhes, o ucraniano também disse que a Rússia está “preparando algo” em Belarus, usando os exercícios militares conjuntos que os dois países anunciaram para setembro como desculpa.

    Nesta terça, o Kremlin também se pronunciou sobre os esforços internacionais para acabar com a guerra. Afirmou que a Ucrânia não respondeu a muitas ofertas do presidente russo, Vladimir Putin, para iniciar negociações de paz diretas, e que iniciar esse processo era o foco principal de Moscou.

    O porta-voz, Dmitry Peskov, disse que a Rússia não poderia responder à proposta de Zelensky para um cessar-fogo de 30 dias sem resolver todas as “nuances”, informaram agências de notícias russas.

    presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vem liderando os esforços por um acordo de paz entre os dois países disse que acredita que Kiev poderia ceder a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, nas negociações.

    No entanto, o presidente ucraniano já declarou publicamente que rejeita a cessão de qualquer território do país.

    Os Estados Unidos já afirmaram que estariam dispostos a aceitar que, além da Crimeia, a Rússia conserve os territórios que controla na frente de batalha em uma proposta de acordo. O país controla cerca de 20% do território da Ucrânia desde que lançou sua invasão em 2022.

    Fonte: G1 Mundo

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here