Como se preparar para vender mais em datas comemorativas

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Não é segredo para ninguém que trabalha com varejo que as datas comemorativas representam uma parcela muito importante das vendas.

Mais do que apenas ajudar significativamente a aumentar o faturamento das empresas que se preparam de maneira adequada, as datas comemorativas podem ajudar em outros objetivos, como girar o estoque e atrair novos consumidores.

Os dados ajudam a comprovar: segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor em datas sazonais cresce cerca de 30%.

As datas comemorativas também respondem por uma fatia expressiva da receita do e-commerce: em 2024, o fim de semana da Black Friday fez o e-commerce faturar R$ 9,38 bilhões – ou 4,55% da receita do setor no ano inteiro, segundo a ABComm.

Mais do que apenas chamar a atenção, as datas comemorativas já fazem parte do planejamento do consumidor.

Um estudo da Nielsen diz que cerca de 60% dos consumidores alteram seus hábitos de compra e esperam promoções nessas ocasiões.

Por conta de todos esses fatores, é importante que todo lojista invista em um planejamento estratégico e uma execução eficiente para aproveitar todo o calendário a seu favor.

Planeje o calendário do seu negócio

Para começar, é importante entender quais são as datas mais importantes para o seu negócio. Aqui, vale usar o calendário de maneira criativa, focando não só nas datas comuns, mas também em dias que lidem diretamente com o setor de atuação.

Quem vende instrumentos musicais, por exemplo, pode usar o Dia Mundial do Rock ou o Dia do Músico para fazer promoções.

Já quem trabalha com Beleza pode aproveitar datas diferentes, como o Dia do Beijo, para impulsionar a venda de batons.

Analise o comportamento dos consumidores

Com o calendário em mãos, quem atua no e-commerce já tem a primeira ferramenta para se antecipar ao comportamento do consumidor, a plataforma de vendas.

O passo seguinte é analisar dados históricos e inteligência de mercado para tentar prever a demanda de cada data.

A partir disso, será possível analisar seus estoques e ajustar suas campanhas com antecedência. Outro conselho importante é compreender as diferenças de sazonalidade e de comportamento do consumidor.

Em outras palavras: às vezes, o que funcionou no ano passado pode não funcionar este ano, por diversos motivos.

Entre eles, podemos citar:

– Mudanças na moda;
– Novas tendências/marcas no mercado;
– Tendências macroeconômicas;
– Alterações de temperatura;
– Eventos especiais, entre outros.

Além disso, vale o aviso: é preciso ter cuidado para olhar para os dados dos últimos anos, que podem incluir o período da pandemia da Covid-19. É um período atípico, com comportamentos diversos dos consumidores.

Planeje o estoque, a logística e o atendimento

De posse do calendário e já compreendendo como o consumidor se comporta, é possível começar a estruturar iniciativas para datas comemorativas por aspectos que são base de qualquer varejo: estoque, logística e atendimento.

No caso do estoque, é importante analisar tanto os produtos que já foram adquiridos (e precisam ser vendidos) quanto aqueles que serão demandados pelos consumidores.

É com essa análise que se entende que pode ser necessário fazer encomendas prévias a fornecedores para evitar rupturas de estoque.

O planejamento não deve ficar restrito apenas à gestão de estoque, mas também considerar cuidadosamente a logística.

Afinal, uma estratégia logística bem estruturada amplia o alcance das entregas, aumenta a eficiência operacional e proporciona uma experiência de compra mais satisfatória, fidelizando consumidores e garantindo maior rentabilidade para o seu e-commerce.

Planejar a logística para períodos de alta demanda pode ser importante não só para atender os clientes, mas também para o caixa: segundo a Deloitte, quem otimiza a logística consegue cortar até 30% dos custos em períodos de alta demanda.

Para isso, o bom comerciante pode se beneficiar de parcerias significativas com transportadoras parceiras de confiança, serviços de fulfillment e centros de distribuição. Cada um deles pode trazer benefícios significativos.

Entre eles, além do serviço bem prestado, está a exatidão das informações de prazos e preços de frete. São dados que muitas vezes fazem parte do processo de decisão de compra dos consumidores. Ser assertivo pode se traduzir em mais vendas.

Outro ponto para o qual vale a pena prestar atenção está no atendimento ao cliente. Isso vale tanto para a equipe que lidará com pedidos e reclamações quanto para o visual do site em meio às datas comemorativas, no autosserviço de cada cliente.

Preparar treinamentos específicos e organizar o layout do site para uma experiência engajadora podem valer muito a pena para se diferenciar da concorrência.

Destaque-se no mercado com marketing, dados, IA e redes sociais

Não é só na infraestrutura e nos aspectos mais básicos que um e-commerce pode se destacar nas datas comemorativas. Aliás, esses são apenas pontos de partida. Para disputar espaço, é essencial investir em estratégias de marketing digital eficazes.

Hoje, a principal tendência do marketing é apostar na personalização da comunicação. Trabalhar com dados dos clientes permite a qualquer varejista segmentar audiências e customizar as mensagens, aumentando a relevância das campanhas.

Mais do que chamar atenção, porém, o marketing tem um papel importantíssimo para ajudar qualquer negócio a alavancar outros índices importantes, como a taxa de conversão e a fidelidade dos consumidores.

O uso de ferramentas de IA é outra grande aliada, podendo auxiliar tanto na criação de ofertas e promoções como na segmentação e na personalização de produtos para os clientes, ajudando no aumento de taxas de conversão.

E não dá para falar de marketing sem falar de redes sociais – canais indispensáveis para campanhas bem-sucedidas nas datas sazonais. É outro aspecto que é importante começar a planejar desde o início, com um calendário de conteúdos relevantes.

Explore tendências como multicanalidade e figital

Todos os anos, tendências de comportamento do consumidor surgem e afetam a forma como um e-commerce deve se planejar para as datas comemorativas. Duas delas, porém, já estão no radar há algum tempo.

Uma delas é a multicanalidade, que permite que o consumidor divida sua experiência entre o online e o mundo físico.

Se essa for a realidade do negócio, integrar lojas físicas e o e-commerce pode melhorar a jornada de compra, permitindo soluções como retirada na loja, compra online com devolução facilitada e atendimento unificado.

Já a outra tendência é o chamado figital, que pensa o universo físico e digital como uma coisa só. Nesse contexto, experiências como provadores virtuais e realidade aumentada em testes de produtos podem fazer a diferença.

Fidelize clientes com o pós-venda

Antes de encerrar o planejamento, vale lembrar que o relacionamento com o cliente não termina após a compra. Pelo contrário: cuidar bem do pós-venda é vital para usar as datas sazonais para transformar novos clientes em consumidores fiéis.

Nesse sentido, é importante reforçar não só a relevância da logística, do time de atendimento ao cliente e das redes sociais, mas também do uso de estratégias de engajamento, como cashbacks ou programas de fidelidade.

São ações, porém, que não costumam ser construídas da noite para o dia. É preciso planejá-las com calma, como todos os aspectos que repassamos neste texto.

Datas comemorativas em 2025

Para incentivar seu planejamento, deixamos abaixo uma lista cheia de datas comemorativas. Esperamos que ela te ajude a pensar nas muitas oportunidades de vendas ao longo de 2025!

Janeiro

– 01/01 – Ano Novo
– 30/01 – Dia da Saudade
– 31/01 – Dia do Mágico

Fevereiro

– 04/02 – Dia Mundial contra o Câncer
– 10/02 – Dia do Atleta Profissional
– 14/02 – Valentine’s Day
– 14/02 – Dia da Amizade
– 19/02 – Dia do Esportista

Março

– 02/03 – Dia Nacional do Turismo
– 04/03 – Carnaval
– 05/03 – Quarta-feira de Cinzas
– 08/03 – Dia Internacional da Mulher
– 14/03 – Dia do Vendedor de Livros
– 15/03 – Dia do Consumidor
– 17/03 – St. Patrick’s Day
– 20/03 – Início do Outono
– 21/03 – Dia Universal do Teatro
– 27/03 – Dia do Circo
– 31/03 – Dia da Saúde e da Nutrição

Abril

– 01/04 – Dia da Mentira
– 07/04 – Dia do Jornalismo
– 13/04 – Dia do Beijo
– 18/04 – Sexta-feira Santa
– 19/04 – Dia dos Povos Indígenas
– 20/04 – Páscoa
– 21/04 – Tiradentes
– 22/04 – Descobrimento do Brasil
– 23/04 – Dia Mundial do Livro
– 28/04 – Dia do Frete Grátis
– 28/04 – Dia da Sogra
– 29/04 – Dia Internacional da Dança
– 30/04 – Dia Nacional da Mulher

Maio

– 01/05 – Dia do Trabalho
– 01/05 – Dia da Literatura Brasileira
– 03/05 – Dia do Sertanejo
– 07/05 – Dia do Silêncio
– 11/05 – Dia das Mães
– 14/05 – Dia Internacional contra a Homofobia
– 28/05 – Dia do Hambúrguer

Junho

– 05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente
– 08/06 – Dia Mundial dos Oceanos
– 10/06 – Dia da Língua Portuguesa
– 12/06 – Dia dos Namorados
– 19/06 – Corpus Christi
– 20/06 – Dia do Revendedor
– 20/06 – Início do Inverno
– 24/06 – Dia de São João
– 28/06 – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Julho

– 07/07 – Dia Mundial do Chocolate
– 10/07 – Dia da Pizza
– 13/07 – Dia Mundial do Rock
– 19/07 – Dia Nacional do Futebol
– 20/07 – Dia do Amigo e Internacional da Amizade
– 26/07 – Dia dos Avós

Agosto

– 05/08 – Dia Nacional da Saúde
– 10/08 – Dia dos Pais
– 22/08 – Dia do Folclore
– 24/08 – Dia da Infância

Setembro

– 01/09 – Início da Semana da Pátria
– 07/09 – Independência do Brasil
– 15/09 – Dia do Cliente
– 22/09 – Início da Primavera

Outubro

– 01/10 – Dia do Vendedor
– 01/10 – Dia do Café
– 04/10 – Dia da Natureza
– 04/10 – Dia Mundial dos Animais
– 09/10 – Dia do Atletismo
– 12/10 – Dia das Crianças
– 15/10 – Dia do Professor
– 25/10 – Dia do Sapateiro
– 29/10 – Dia Nacional do Livro
– 31/10 – Dia das Bruxas (Halloween)

Novembro

– 02/11 – Dia de Finados
– 03/11 – Dia do Cabeleireiro
– 05/11 – Dia do Cinema Brasileiro
– 06/11 – Dia Nacional do Riso
– 15/11 – Proclamação da República
– 17/11 – Dia da Criatividade
– 20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra
– 28/11 – Black Friday

Dezembro

– 01/12 – Cyber Monday
– 04/12 – Dia da Propaganda
– 21/12 – Início do Verão
– 25/12 – Natal
– 26/12 – Boxing Day

Fonte: E-Commerce Brasil

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