Um eclipse solar parcial ocorrerá neste sábado (29), entre 5h51 e 9h44 (de Brasília). A má notícia para quem está no Brasil é que ele não será visível para toda a América do Sul.
Na verdade, poucos locais terão a oportunidade de uma boa visualização do fenômeno. O Canadá é o sortudo da vez, conseguindo ver a totalidade do eclipse parcial —o que significa quase 91% do Sol coberto, segundo o site timeanddate.com.
QUAL O TIPO DE ECLIPSE OCORRERÁ?
O eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol. Com isso, uma sombra (dividida entre umbra e penumbra).
Por se tratar de um eclipse parcial, somente uma parte do disco solar aparece encoberto. Um eclipse total ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra e acaba cobrindo totalmente o Sol.
ONDE ESTARÁ VISÍVEL?
Além do Canadá, partes da Europa também poderão apreciar mais de 20% do Sol encoberto. Na maior parte do Reino Unido, os valores passam de 30%, chegando a mais de 40% de Sol obstruído, segundo dados da Nasa.
Alguns locais dos EUA também terão um elevado percentual de Sol encoberto. Em Boston, Massachusetts, o valor fica em 43% e em Nova York, em 22%.
Já em Nuuk, na Groenlândia, território que virou alvo de Donald Trump, presidente dos EUA, o percentual de obstrução do Sol chegará a 87%. Em contrapartida, em Washington, onde fica a Casa Branca, ocupada atualmente por Trump, somente cerca de 1% do Sol estará encoberto.
Fonte: Bahia Notícias