Um dos blocos mais tradicionais do município de Castro Alves/Ba, o BLOCO DAS VIRGENS arrastou uma multidão pelas ruas da cidade no dia 23 de junho de 2024, durante o São João, tendo como atração musical a Banda PRA CASAR, grupo de destaque no cenário baiano, que completou 12 anos de história, em abril deste ano. O desfile contou ainda com a participação do cantor Gui Rodrigues, artista filho da cidade de Castro Alves/Ba.
Surgido na década de 80, o BLOCO DAS VIRGENS tornou-se uma tradição enraizada na cultura local, com cada vez mais pessoas aderindo à fantasia e participando do desfile pelas ruas de Castro Alves. O bloco é atualmente uma das principais atrações dos festejos juninos no município, atraindo centenas de participantes, não apenas os habitantes de Castro Alves, mas também visitantes que compartilham da energia contagiante e espírito festivo do bloco. A tradição continua viva e pulsante, honrando o legado dos seus fundadores e inspirando gerações futuras a celebrar a vida com irreverência e alegria.
O projeto atingiu os objetivos propostos, a saber:
- Viabilizar o desfile do bloco, mantendo viva a tradição de uma das manifestações culturais mais tradicionais da cidade;
- Levar cultura, lazer e entretenimento para a população de Castro Alves e região;
- Fomentar a economia local, gerando trabalho e renda para produtores, músicos, artistas e técnicos envolvidos no projeto;
- Fomentar o turismo na região;
- Disponibilizar espaço para que artistas da nova geração da música da Bahia possam divulgar seus trabalhos;
- Proporcionar ao público a oportunidade de se divertir e dançar nas ruas de Castro Alves, ouvindo o melhor da música tradicional nordestina, em apresentações gratuitas de qualidade.
O projeto teve realização da ORIKI Produções, em parceria com o Bloco das Virgens e contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo – SUFOTUR, e apoio da Prefeitura Municipal de Castro Alves, VTI Provedor de Internet e alguns outros parceiros locais.