Tubarões se ‘drogam’ com cocaína jogada no mar por traficantes; entenda

0
129

Animais estariam viciados na cocaína

Milhares de tubarões podem ter ingerido grandes quantidades de cocaína jogadas no mar da Flórida, nos Estados Unidos, por traficantes de drogas que tentavam levar as drogas para o país. O caso está sendo investigado pelo biólogo Tom Hird, que é tema de um documentário que vai estrear no Discovery Channel chamado “Cocaine Sharks” (Tubarões-cocaína).

“A história mais profunda aqui é a maneira como os produtos químicos, fármacos e drogas ilícitas estão entrando em nossas águas – em nossos oceanos – e que efeito eles poderiam ter nesses delicados ecossistemas oceânicos”, disse Hird à revista Live Science.

Vindos da América do Sul e Central, grandes placas de cocaína têm ido para as praias da Flórida por décadas. Os tijolos costumam ser jogados no mar e recolhidos por traficantes em barcos.

De acordo com Hird, pescadores têm contado histórias de tubarões viciados em drogas após consumir o material. Durante um mergulho, eles encontraram um tubarão-martelo se comportando de maneira estranha.

Em um experimento, Hird e a cientista ambiental da Universidade da Flórida, Tracy Fanara, criaram embalagens semelhantes em tamanho e aparência a fardos de cocaína reais. Eles observaram tubarões indo direto para os fardos e mordendo-os. Um tubarão pegou um fardo e nadou com ele, disseram eles.

Em outra ocasião, eles fizeram uma “bola de isca” de pó de peixe altamente concentrado, que desencadearia uma onda de dopamina semelhante a uma dose de cocaína. Os tubarões aparentemente ficaram loucos.

“Acho que temos um cenário potencial de como seria se você desse cocaína aos tubarões. Nós demos a eles o que eu acho que é a próxima melhor coisa. [Isso] colocou [seus] cérebros em chamas. Foi uma loucura”, disse Hird no documentário.

De acordo com o biólogo, as pesquisas sobre o fenômeno precisam continuar, mas as primeiras impressões apontam para a confirmação da história dos pescadores.

Fonte: bnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here