FESTIVAL CULTURAL ITAPARICA LITERÁRIA TEVE GRANDE ADESÃO DO PÚBLICO

0
125

A primeira edição do Festival Cultural Itaparica Literária foi um sucesso. O evento, que aconteceu entre os dias 1 e 4 de setembro, na cidade da Baía de Todos os Santos, homenageou Maria Felipa destacando sua importância histórica nos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. “Sem dúvida, abrir um festival trazendo homenagens à Maria Felipa a partir de apresentação de espetáculo, lançamento do livro traduz a importância de registrar e materializar um momento tão significativo na literatura brasileira levando em consideração uma mulher marisqueira, pescadora… Nestes 200 anos de comemoração do bi-centenário, mostra a importância do legado. O festival coloca em evidência o papel da mulher nas batalhas”, destaca André Reis, secretário de Turismo e Cultura de Itaparica.

A Ilha de Itaparica virou palco de grandes encontros, trocas literárias, vivências e valorização da literatura afrocentrada. O livro  Maria Felipa, Força e Poesia, mais nova obra literária da escritora Márcia Mendes é uma reparação histórica à trajetória da heroína negra baiana Maria Felipa de Oliveira, uma das guerreiras que escreveram um capítulo importante e foi apagada pelos livros de História do Brasil.

A programação, que incluiu encontros, bate-papo, intervenções urbanas, lançamento de livros, entre outras atividades, aconteceu nos espaços do largo da Kitanda, salão Tupinambá e jardins, Igreja do Santíssimo e prédio do Centro do Artesanato. Teve também seu ápice, nas apresentações artísticas do Cantor André Macedo e seu irmão Armandinho, cantando um belíssimo show em homenagem a Moraes Moreira.

O evento teve realização da CALI e da JPA Promoções e apoio da Prefeitura Municipal de Itaparica e do Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here