O Governo da Bahia anunciou no final da tarde desta quinta-feira (23) que não vai cobrar aluguel para o administrador do espaço Glauber Rocha, que funciona na Praça Castro Alves, em Salvador, e estudantes terão acesso gratuito ao local.
De acordo com o governo, por determinação do governador Rui Costa, representantes das secretarias de Cultura, Fazenda, Educação e Administração estarão reunidos na tarde de sexta-feira (24) com o objetivo de discutir a situação do Cine Teatro Glauber Rocha.
No dia 16 de setembro, o Núcleo Itaú Cultural anunciou que o espaço foi desativado. O empreendido não terá mais o apoio financeiro do banco.
Apesar da reunião acontecer na sexta, o governo revelou que entre as ideias a serem apresentadas, o o órgão, que é o proprietário do imóvel, abrirá mão do aluguel pago pelo administrador do espaço cultural. O objetivo é usar o valor, através de permuta, para estimular a presença de alunos da rede estadual de ensino em sessões de cinema.
No dia 17 de setembro, os empresários Cláudio Marques e Adhemar Oliveira, atuais sócios do Espaço Glauber Rocha, revelaram que darão continuidade à operação das salas de cinema no local. Na ocasião, a dupla afirmou que um acordo foi feito com o Espaço Itaú de Cinema, que vai ceder todos os atuais equipamentos e instalações.
Além de Salvador, o Núcleo Itaú Cultural informou ainda que também deixará de operar os espaços em Curitiba e Porto Alegre.
Na nota, o Itaú Cultural diz que o “Espaço Itaú de Cinema está reorganizando sua estratégia de difusão de audiovisual no país” e que a “nova diretriz prevê a intensificação de atuação em plataforma digital, para ampliar o alcance e acesso, e a revisão da rede física de salas de exibição”.
Com isso, as salas das praças de Salvador, Curitiba e Porto Alegre, que segundo a entidade vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019, tiveram as atividades encerradas. As três unidades de São Paulo (Augusta, Frei Caneca e Shopping Bourbon), Rio de Janeiro e Brasília permanecem funcionando.
A nota diz ainda que a rede está intensificando a atividade de difusão digital por meio de parceria com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play, com programação gratuita de filmes e audiovisuais brasileiros na web. Hoje a plataforma contempla 175 títulos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Repercussão
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/f/h/O3xnA0Ql6hTkTIsC94AA/whatsapp-image-2021-09-16-at-13.18.39-1-.jpg)
Após o anúncio do fechamento das salas do Espaço Glauber Rocha, a apresentadora Astrid Fontenelle ofereceu um ano de publicidade para o banco Itaú, para que o funcionamento das salas de cinema fosse mantido.
“Um espaço importante não pode ser perdido. Itaú Cultural, o que posso fazer para ajudar? Um ano de publi? Alô empresários baianos, prefeitura de Salvador, a arte deve sempre ser salva”, disse a artista, em post nas redes sociais.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, também repercutiu o assunto na internet.
“Lamentável a decisão do Itaú de fechar o Glauber Rocha, único cinema de rua de Salvador. O banco está virando as costas para a cultura da cidade”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/I/a/R9pHevQvqSf8WRYPa0Lg/whatsapp-image-2021-09-16-at-13.39.01-1-.jpg)